Impressoras e Copiadoras Color Sisthem

Recomendações Color Sisthem

Recomendamos solicitar a visita periódica de um técnico para limpeza do equipamento e as devidas revisões. A pessoa que utiliza o equipamento deve estar sempre acompanhando a vida útil do suprimento levando em consideração o contador atual e o anterior para saber se está na média o consumo, caso haja uma diferença muito significativa contatar um técnico para realizar um chamado técnico.

O papel deve estar sempre dentro das embalagens para que não fique úmido e assim assegurar o bom funcionamento do equipamento.

Recomendamos também que o controle das revisões esteja sempre próximo ao equipamento para que o usuário com eventuais problemas possa ajudar no processo de concerto.

 

O que é o rolo de limpeza e para que serve ?

O rolo de limpeza é feito de um eixo revestido por um tipo de feltro. Tem a função de promover a retirada do toner dos rolos de fusão e de limpeza. Quando a folha atola o toner que não aderiu ao papel fica na fusão e no rolo de pressão, logo depois no rolo de limpeza que rapidamente sem torna sobrecarregada e insuficiente.

Este rolo de limpeza tem sua vida consumida de acordo com a quantidade de folhas impressas, pois servem de apoio e não foram projetados para agirem diretamente no processo, mas sem eles o sistema não funciona por muito tempo.

 

Por que o papel está saindo da impressora amassado ?

Ele é constituído por um tubo metálico envolvido por uma borracha de silicone, e ao longo do tempo a borracha tende a enrijecer ou estufar, ocasionando pressão desigual provocando o amassamento do papel em forma de vincos.

 

Para que serve o rolo de pressão ?

O rolo de pressão tem a finalidade de provocar uma pressão balanceada contra o rolo de fusão e no exato momento em que o toner está sendo derretido pelo calor do rolo de fusão é comprimido contra o papel no rolo de pressão.

Ele é constituído por um tubo metálico envolvido por uma borracha de silicone, e ao longo do tempo a borracha tende a enrijecer ou estufar, ocasionando pressão desigual provocando o amassamento do papel em forma de vincos.

Estes rolos trabalham também com unhas de separação que com o tempo, através de um atolamento pode provocar o fim da vida do rolo, principalmente se ocorrer o desprendimento da capa de teflon abaixo da borracha de silicone.

 

O que causa o desgaste nas unhas de separação ?

A unha ou Strippers, é feita de um material resistente ao calor e pode também ser banhada de teflon. Como é pontiaguda, a extremidade que toca o rolo fusor atinge grande temperatura, que pode ficar mais alta se existem resíduos neste local, assim danificam o material o transformando em uma serra que por sua vez danifica o rolo fusor. Portanto a unha pode ser a causa de alguns defeitos porém é vítima pelo mesmo motivo, a falta de manutenção.

 

Qual a função do rolo de fusão ?

O  rolo de fusão é responsável pela temperatura ideal da impressora que possibilita a fusão do toner com o papel, é constituído de um tubo metálico envolvido por um plástico resistente ao calor, sua vida útil é proporcional ao tempo de exposição ao calor.

Sua vida útil pode ser diminuída quando a regulagem do equipamento não está boa fazendo com que as unhas de separação que quando em contato pode arranhá-lo e pelo sensor de temperatura ou termostato.

A falta de manutenção produz resíduos de toner que após o aquecimento a uma determinada temperatura ficam presos nas pontas das unhas ou entre o sensor térmico. Estes resíduos muito agressivos ao teflon acabam destruindo esta camada e assim o toner gruda no alumínio do rolo e sucessivamente no papel de cópia em forma de linha preta.

 

O papel atolou, por qual motivo isso aconteceu ?

O tipo de papel utilizado pode não ser o mesmo que configurado no computador, as condições do papel como papel úmido, outro grande causador deste problema são os rolos de alimentação que quando estão desgastados não alimentam o sistema adequadamente.

 

Por que a impressão está escura ?

Geralmente um ajuste na graduação das cores resolve o problema porém existem fatores que descartam esta hipótese e que tornam a impressão escura:

Lâmpada de exposição enfraquecida: com o tempo as lâmpadas atingem sua vida útil porém não queimam mas apresentam fadiga no brilho do seu filamento.

Desgaste acentuado do cilindro fotocondutor: é um cilindro que tem a função de reter carga eletrostática com o tempo sua capacidade diminui e necessita ser trocado, quando ultrapassa a vida útil acaba influenciando a potencia da lâmpada de exposição que como vimos acima causa escurecimento da impressão.

Falta de manutenção: é a causa mais comum, uma boa limpeza interna e uso adequado previnem problemas como este.

Excesso de toner: No momento da instalação do equipamento o técnico regula a máquina para que utilize apenas o necessário de toner para a impressão, quando a máquina começa a ficar suja por dentro é necessária uma limpeza de curto prazo para que não danifique outras peças do equipamento.

 

Minha impressão está saindo muito clara, qual será o problema ?

Na maioria das vezes este problema é causado pelo fato do papel estar úmido, o que dificulta a absorção do toner no papel. Um teste que pode dizer se este é o real problema é colocar novamente o papel impresso na impressora e colocá-lo para imprimir novamente, o papel que já foi impresso deve estar mais seco, pois passa pela fusão que tem a função de aquecer o papel para a absorção do toner.

Outros fatores podem ser o desgaste do revelador, espelhos da copiadora que com o uso contínuo recebem um vapor de óleo causado pela máquina, assim absorve mais poeira e toner que dificulta a transmissão das imagens pelo reflexo do espelho.

 

Assine nossa News!

Responda

O que você faz com o papel que não é aproveitado na impressão ?